Publicações

Scalps: quais os tamanhos, cores e indicações?

Assim como as agulhas e seringas, o scalp também é um equipamento muito utilizado no dia a dia de quem trabalha com enfermagem.

Por isso que, hoje, nós vamos falar sobre os calibres de cada um, as suas indicações e as diferenças entre ele e o periférico, que tem funções bem parecidas.

O scalp, popularmente conhecido como borboleta, é um dispositivo agulhado que é usado para fazer infusões intravenosas

Ele é indicado para procedimentos de curta duração, pois a agulha fica dentro da veia do paciente, podendo causar lesões em caso de movimentação.

É também muito comum ver o uso do mesmo em coletas de sangue, principalmente em pacientes de veia fina.

Além disso, as asas desse item são flexíveis e móveis, reduzindo o risco de acidentes com o perfurocortante durante os procedimentos.    

Componentes e tamanhos do scalp

O scalp é composto por uma agulha, que é acoplada nas asas de empunhadura.

Essas asas são conectadas em um protetor seguido de um tubo extensor. 

O mesmo pode ser encontrado em diversas dimensões e podemos diferenciá-lo de acordo com as cores que indicam o calibre e extensão:

  • Bege: Calibre 19;
  • Verde: Calibre 21;
  • Azul: Calibre 23;
  • Laranja: Calibre 25;
  • Cinza: Calibre 27.

Para que é indicado cada calibre do scalp?

O scalp tem uma agulha de parede fina e muito afiada, própria para veias finas e inserção em peles resistentes.

Como essa não é flexível, ela requer um cuidado do profissional para não lesionar o membro puncionado e nem estourar a veia que foi feita a punção.

Portanto, os calibres dos scalps são sempre ímpares e vão do número 19 a 27 (quanto menor o número, maior é o calibre).

  • Bege (19G): indicado para veias de grande calibre (adolescente, adulto e idoso), para infusões de medicamentos em grande dosagem e coleta de sangue.
  • Verde (21G) e Azul (23G):  indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue.
  • Laranja (25G) e Cinza (27G): indicados para veias de pequeno calibre (crianças ou neonatos) e infusões de medicamentos em baixa dosagem.

Como citamos anteriormente, o uso do scalp só é indicado para procedimentos curtos, com duração de menos de 24 horas

Dessa forma, para pacientes que necessitam ficar com o acesso por um período maior de tempo, é usado outro dispositivo: o cateter venoso.

Diferenças entre scalp e cateter venoso

Os dois dispositivos têm a mesma função, a única diferença está no período de uso.

O scalp, quando usado por um tempo além do indicado, pode causar edema local, incômodo, vazamento de sangue, formação de coágulos, entre outros problemas.

Já o cateter venoso foi desenvolvido justamente para acabar com essas situações desagradáveis e perigosas.

Com ele, o paciente pode ter mais conforto e segurança, dando maior mobilidade com o menor risco de perda do acesso. Diminuindo, assim, os riscos de contaminação.

O cateter é usado para fazer acesso venoso e esse procedimento pode ser de dois tipos: periférico e central

O acesso venoso periférico é a inserção de cateter em alguns membros, como os braços, pernas e mãos.

Já o acesso venoso central é mais indicado para uso em pacientes que precisam de medicação ou soro em grande quantidade e para infusão de algumas medicações específicas, como quimioterapia e dieta parenteral.

Onde comprar scalps e outros materiais de consumo?

Se você é um profissional da área ou acabou de se tornar um, você pode encontrar scalps, assim como cateteres e outros insumos médico-cirúrgicos na Top Med Brasil.

Sempre junto às tendências do mercado, nós fornecemos insumos médico-cirúrgicos para centros de atendimento ambulatorial, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais em todo território nacional — diferenciais que ajudam na qualidade de vida dos pacientes e aumentam os indicadores de saúde do país.