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Nutrólogo dá dicas para manter a dieta durante festas de fim de ano

Especialista revela que ceder a desejos em momentos específicos não significa a ruína da dieta. Por outro lado, quem deseja manter a moderação, deve ter cuidado com os alimentos muito calóricos típicos dessa época

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Por Hugo Oliveira, da Comunicação Sem Fronteiras

 

No Brasil, a tradicional ceia de Natal é inspirada no hábito alimentar de países frios, portanto, é grande a presença de pratos gordurosos como os famosos, peru, chester e pernil de porco, que quase sempre são acompanhados de complementos igualmente calóricos como batata, bacon, farofa e passas. Ou seja, muita fartura.

E é justamente nessa época do ano que quem está num processo de emagrecimento vive um dilema: aproveitar as delícias de fim de ano ou se manter estritamente na dieta? Para ajudar, o nutrólogo Paulo Fernando dos Santos Neves dá algumas dicas para quem quer aproveitar esses bons momentos com a famílias e os amigos, mas ao mesmo tempo manter a prudência em relação à alimentação.

 

Uma primeira dica dada pelo especialista é comer um antes de ir para a ceia para qual foi convidado, para evitar uma fome compulsiva. O nutrólogo explica que nessa ocasião, a pessoa em dieta pode comer o que tiver vontade sem que isso arruíne o plano de emagrecimento. “Essa é uma época para celebrar com a família e amigos. Um momento para se liberar um pouco das rotinas e interagir com os familiares. Mesmo que a pessoa esteja com foco total na dieta, uma ceia de Natal não traria para ela tantos prejuízos. No dia seguinte, entretanto, o foco na dieta deve ser retomado”, orienta.

 

Escolha bem

Outra dica é fazer uma seleção dos alimentos, dando preferência às proteínas e evitando as fontes de carboidrato. “Prefira as carnes como Peru e Pernil, mas evite as farofas que normalmente são adicionadas a esses pratos”, diz o especialista. Bebidas também podem oferecer quantidades indesejadas de calorias. Segundo o médico, sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas têm muitas calorias ‘vazias’. “Essas bebidas interferem muito na ingestão calórica diária e sem trazer nenhum acréscimo à saúde. Por isso, opte por sucos naturais menos calóricos como o de limão e o de maracujá sem açúcar”.

 

Caso a pessoa sinta a necessidade de adoçar esses sucos naturais, a dica do nutrólogo Paulo Fernando  é utilizar adoçantes naturais como stevia puro ou xilitol. “É bom também evitar mesmo os refrigerantes ‘zero açúcar’. Eles contêm muitos corantes e aditivos prejudiciais à saúde”, afirma o médico.

 

Depois de tantas tentações salgadas, as sobremesas são outras delícias difíceis de serem resistir nessa época do ano. No entanto, segundo lembra Paulo Fernando, as ceias de natal e fim de ano costumam ser fartas em frutas e castanhas, itens que podem ser substitutos aos doces, bolos, tortas e panetones, e que também agregam muito mais valor nutritivo.

 

Por fim, uma outra dica dada pelo nutrólogo, é para quem planejou entrar de dieta ao longo do ano, mas ainda não iniciou o cumprimento das metas. Deixe isso para depois das festas. “Esse não é o momento para iniciar uma dieta. Aproveite as datas comemorativas e inicie o novo ano com determinação e foco nesse propósito”, diz o médico.

 

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