Telefone: (62) 3642-9440 / (62) 3642-9442 Facebook Instagram
“Natação gera condicionamento físico, fortalecimento e perda de peso”, segundo especialista

Um dos esportes mais completos que existem. É o que dizem muitos especialistas sobre a natação

0 Comentários

Hugo Oliveira, da Comunicação Sem Fronteiras

Um dos esportes mais completos que existem. É o que dizem muitos especialistas sobre a natação. E não é por menos, a atividade física é uma das mais indicadas por educadores físicos e profissionais de saúde para proporcionar desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões.

Em país tropical como o nosso, com altas temperaturas em quase todas as regiões e na maior parte do ano, a prática esportiva torna-se uma forma ainda mais agradável de ser perder peso e ganhar condicionamento físico. ainda mais recomendável. “É mais que um alívio para os momentos de calor. Promove o condicionamento físico, estimula o bom funcionamento do coração e pulmões. Isso é a base de tudo para a nossa vida, influenciando na disposição e saúde”, observa o personal trainer Eduardo Cury.

Com as braçadas, o praticante usa o corpo de uma forma diferente, explica o treinador. “Enquanto qualquer outro exercício, desses mais comuns (caminhada, corrida ou ciclismo), utiliza apenas os membros inferiores, a natação utiliza o corpo inteiro em um ambiente que reduz a gravidade e que apresenta resistências diferentes, além do próprio contato do corpo com a água, que estimula o relaxamento e combate o estresse além da prática em si”, esclarece Cury.

Além disso, explica Eduardo, a natação é uma atividade de alto gasto calórico e promove uma excelente perda de peso. “Isso acontece por causa da resistência da água, que se compara ao peso erguido por que faz academia. Isso ajuda na perda de peso e também no fortalecimento dos músculos, além da diminuição de dores de impacto que pessoas acima do peso possam sofrer, como problemas na coluna e joelhos”.

Conforme expõe o educador físico, que também é praticante do esporte, a natação é uma modalidade de baixo impacto. “A água é o único meio que reduz os efeitos da gravidade. Pessoas com problemas de sobrepeso, obesidade e de coluna são beneficiadas porque passam a ter mais mobilidade e sentem drástica redução do peso enquanto submersas. Então é um meio que possibilita essas pessoas a abandonarem o sedentarismo, muitas vezes, forçado por sua condição”, explica o educador físico.

Pessoas com esses problemas também são beneficiadas pelo fortalecimento muscular, que ajuda na amenização de dores e melhora a capacidade pulmonar. “Na natação, o aluno aprende a coordenar movimentos com a respiração. Isso vai melhorar a condição respiratória, a resistência vai colaborar para o fortalecimento e ele vai sentir esse desenvolvimento no cotidiano, quando subir escadas sem dor e sem ofegar, por exemplo. É uma questão gradual”, pontua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *