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Conheça 5 fatores que podem prejudicar o seu desempenho durante o treino

A prática de exercícios é fundamental para um estilo de vida saudável, principalmente se você passa por algum processo de emagrecimento. Especialista aponta os erros mais comuns praticados pelas pessoas

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Fundamental para um estilo de vida saudável, especialmente para quem passa por algum tratamento para perda de peso, a prática de exercícios físicos é algo presente na vida da grande maioria das pessoas, das mais jovens até as mais idosas. Por isso as opções são muitas, desde a simples caminhada, passando pela tradicional malhação na academia, até atividades mais radicais como artes marciais e o crossfit. Mas essas e outras modalidade se não forem feitas corretamente ao invés de benefícios para saúde pode trazer sérias lesões.

De acordo com o educador físico Roni Sá Magalhães, independentemente do tipo de treino escolhido, o praticante deve procurar especialistas para fazer avaliações físicas, obter referências para reeducação alimentar e seguir à risca o plano/rotina de treinamento.

Para o profissional, a falta de disciplina com a prática de exercícios é um dos principais erros que as pessoas cometem. “Para ter resultados satisfatórios, a pessoa deve praticar os exercícios propostos pelo professor pelo menos três vezes na semana, sob supervisão de uma equipe multiprofissional, que irá monitorar a forma que os exercícios são realizados e a alimentação, bem como o desempenho do corpo na execução dessas tarefas”.

 

Confira a seguir os cinco erros mais comuns cometidos pelas pessoas na hora da prática de exercícios:

Periodicidade – iniciar o treinamento e não cumprir a tabela de exercícios proposta é um problema comum, segundo o educador físico Roni Sá Magalhães. Antes de se submeter a exercícios sob supervisão de um profissional, a pessoa deve passar por uma avaliação, que considera questões biológicas e objetivos pessoais. Se a rotina não é cumprida, a eficácia do treino será prejudicada.

Alimentação – Antes de iniciar um treinamento, também é indicado que a pessoa procure um especialista, nutrólogo ou nutricionista, para orientá-la em busca de uma reeducação alimentar. Assim, é possível ter um melhor proveito do treinamento, com ganho muscular e perda de tecido adiposo (gordura).

Influência da mídia – A mídia expõe um ideal perfeito de estética de modo a influenciar as pessoas a partirem em busca de um corpo perfeito. Essa é uma questão que deve ser observada com cautela, pois indivíduos têm biótipos e características genéticas diferentes e, por isso, requerem treinamentos distintos. Seguir dicas de exercícios divulgadas por celebridades de TV ou até mesmo do Instagram, além de prejudicar o treino, pode render lesões, já que a rotina que ela segue foi prepara apenas e especificamente para ela.

Avaliação – antes de iniciar uma rotina de exercícios em busca de emagrecimento, o profissional deve observar alguns fatores do praticante e fazer uma avaliação para traçar um programa de treinamento específico para a atual condição física e de saúde da pessoa. Começar um treino por conta própria, sem essa avaliação médica e de um educador físico, pode, além de não trazer os resultados esperados, causar sérias lesões.

Como fazer – Cada tipo de exercício requer um tipo específico de movimentação do corpo baseado na biomecânica, área da ciência que estuda o comportamento e movimentação dos músculos e demais estruturas do corpo durante a prática de exercícios. Há formas específicas de se realizar repetições de agachamento ou levantamento de peso, por exemplo. Por isso, para ter qualidade de treino, a pessoa deve cumprir as orientações de um profissional para evitar fadiga e lesões desnecessárias, assim como o comprometimento dos resultados que ela busca.

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